ENCONTRE O IMÓVEL PERFEITO PARA VOCÊ

ENCONTRE O IMÓVEL PERFEITO PARA VOCÊ

Qual o papel da incorporadora no mercado imobiliário?

Publicado em 20 de Julho de 2021


Entender o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário é totalmente importante para quem quer comprar um imóvel novo, principalmente se estiver na planta.

E por isso, a SALAS preparou este conteúdo exclusivo para que você conheça o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário. Acompanhe!

O que é a Incorporadora?

A incorporadora é a instituição responsável pelo planejamento e organização da construção de um edifício em um terreno, até o momento da sua venda. Ela pode realizar parcerias com terceiros, como construtoras e  imobiliárias, para a execução e venda do empreendimento. 

Quais as funções da Incorporadora?

Planejar o empreendimento

É a incorporadora que determina qual e como será lançado o próximo empreendimento. Após fazer uma análise do mercado e do público alvo, em cada região da cidade, ela identifica quais as características necessárias para cada tipo de edifício, como exigências mínimas para um condomínio de alto padrão, por exemplo.

Administrar a obra

A incorporadora é responsável por definir o orçamento da obra e deve garantir a entrega do empreendimento nos devidos prazos e materiais, além da execução correta. A incorporadora realiza uma função de supervisão do trabalho realizado por uma construtora. Algumas incorporadoras são integradas verticalmente e são diretamente responsáveis pela construção do imóvel, como é o caso da Salas Incorporadora.

Vender ou alienar as unidades residenciais

A incorporadora também costuma se responsabilizar pela venda das unidades. É comum que os imóveis comecem a ser vendidos antes mesmo de ficarem prontos: os imóveis na planta. Este pagamento “adiantado” serve como um investimento nas obras. Um ponto muito importante de atenção: um imóvel que não está pronto só pode ser vendido se estiver legalmente incorporado. A lei brasileira não permite que construções não incorporadas sejam comercializadas. 

Qual a principal responsabilidade da Incorporadora?

Sua principal responsabilidade é também o que a diferencia de forma mais clara da construtora. É o seu papel em relação ao cliente. Para os imóveis na planta, por exemplo, quem se compromete com o prazo de entrega, com as multas por atraso e com as outras condições preestabelecidas em contrato é a incorporadora. Ela é responsável por obter o capital para executar o empreendimento, seja próprio ou de terceiros.

É a Incorporadora quem paga pelos tributos relacionados ao ganho de capital gerado pela venda ou alienação das unidades. Ela é acionada pelo cliente no caso de problemas, não a construtora.

Agora que você já sabe qual é o papel da incorporadora no mercado imobiliário, converse agora pelo WhatsApp com a equipe da Salas Incorporadora, por aqui temos o imóvel ideal para você morar ou investir!